Colaboradores: Alunos do Curso de Turismo da FTC

SEMANA SANTA

MICARETA
EXPOFEIRA
Procissão solene promovida pela Igreja Católica como ato de fé e compromisso em torno dos mistérios e crenças que envolvem a morte de Cristo.
CAMINHADA DO FOLCLORE

Caminhada em prol da preservação da cultura popular de Feira de Santana e região. Caracteriza-se por um grande desfile de grupos folclóricos na Av. Getúlio Vargas. Essa caminhada é organizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Comemoração do aniversário da cidade com passeatas e bandas.

LEVADA ELÉTRICA

Antecede a Micareta e reúne as pessoas para se divertirem na rua.

FESTA DE SANT´ANA
A festa de Sant´Ana inscreve-se na tradição religiosa do município que leva o seu nome, como apelo aos cristões para que se coloquem sob sua proteção e como modelo para as suas vidas.

A Micareta acontecia à Rua Direita, atual Conselheiro Franco. A festa era realizada com blocos e cordões micaretescos, batucada e bailes. Inicialmente foram organizados três blocos; hoje contam com mais de 20 blocos. Atualmente, a Micareta é realizada na Avenida Presidente Dutra, intitulada Circuito Maneca Ferreira. É uma festa móvel, realizada após a Páscoa. A Micareta foi o primeiro carnaval fora de época e é considerado o mais importante do interior da Bahia. As principais atrações que desfilam no carnaval de Salvador estão presente na avenida da “Princesa do Sertão”. São trios elétricos, escolas de samba, afoxés, blocos afros, carros alegóricos que se apresentam durante os dias de festejo.

Foliões se divertem pra valer!
A Exposição Agropecuária de Feira de Santana, é um evento anual que acontece normalmente no mês de setembro, tendo duração de uma semana. Este evento tem como objetivo, promover o desenvolvi-mento de criação de bovinos, eqüinos, caprinos, ovinos de melhor genética para poder oferecer aos criadores locais e de outras regiões, oportunidades para aquisição de “reprodutores” com alto valor genético, bem como implementos, produtos e tecnologias ligados à produção rural.

SÃO PEDRO DE HUMILDES

O distrito localiza-se a 20Km de Feira de Santana, com as mesmas características da festa de São João, o São Pedro de Humildes é referência na região, com palco armado na praça, barracas com comidas típicas e várias atrações que se revezam durante os dias 28 e 29 de junho. O acesso ao local pode ser pela Br 324 e 116, ou escolher um roteiro de estrada de terra e desfrutar do clima de fazenda e contato com a população local durante a viagem.
CAMINHADA PELA PAZ
Movimento que acontece em várias cidades do Brasil, em Feira de Santana durante o mês de Março, direcionado por adeptos do Espiritismo, tem como objetivo, reunir todas as religiões em um pedido uníssono por paz. Após a caminhada, o grupo envolvido se reúne defronte ao palco montado na Rua Olímpio Vital para festejar ao som de artistas locais e nacionais, principalmente cantores da Musica Popular Brasileira.

 

São João de São José

Localizado no distrito de Maria Quitéria, numa praça tipicamente interiorana, com seus casarios em estilo colonial e sua Igreja de grande valor arquitetônico, o que torna o São João uma festa genuinamente tradicional, colocando a disposição de visitantes o convívio com a cultura e os costumes do homem do campo. O local dispõe de barracas tradicionais com comidas típicas como: milho assado, amendoim cozido, canjica, pamonha e licores de frutas regionais, bolo de aipim e de puba. Cada casa monta sua fogueira e reúne familiares e amigos para confraternização. No palco os festejos ficam por conta de atrações regionais e nacionais do tradicional “forró pé de serra”.

Barracas tradicionais, Comidas típicas e muito forró!
ESTRUTURA ECONÔMICA
LOCALIZAÇÃO
ASPECTOS NATURAIS

FONTE: Alunos do Curso de Turismo da FTC